NOTÍCIAS

O Projeto ILIADA está convidando startups para participar da terceira chamada pública, focada no desenvolvimento de protótipos de aplicações baseadas em blockchain, com apoio financeiro de até R$ 100.000,00. As propostas devem ser enviadas até 1º de dezembro de 2024, e dúvidas poderão ser esclarecidas em webconferências nos dias 8/11 e 29/11.

O Projeto ILIADA convida a comunidade acadêmica para participar da segunda chamada pública, visando o desenvolvimento de novas aplicações baseadas em blockchain nos setores de agropecuária, indústria, comércio, saúde, educação, financeiro, transporte, administração pública, entre outros. As propostas devem ser enviadas até o dia 24 de novembro de 2024.

A RNP anuncia os oito Grupos de Trabalho (GTs) selecionados na primeira Chamada Pública de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Blockchain – ILIADA.  Os GTs aprovados irão desenvolver ao longo de 12 meses, com início da execução em outubro de 2024, seus respectivos Projetos com o objetivo de gerar soluções que possam auxiliar na construção e desenvolvimento do Testbed de blockchain do Projeto ILIADA.

A RNP marcou presença no evento BlockchainRio, no painel “Financiamento Público: MCTI e o caso Ilíada”, no espaço BlockchainGOV do BNDES. O painel apresentou o projeto Ilíada, seus principais marcos e tecnologias que serão utilizadas.

O Brasil, através do Projeto Ilíada, está ampliando seus investimentos na tecnologia blockchain, destacando-se como um dos líderes em inovação digital na América Latina. O projeto pretende alavancar o uso de blockchain em setores-chave da economia e promover sua adoção em larga escala.

O projeto Ilíada lançou sua primeira chamada pública com o objetivo de selecionar Grupos de Trabalho (GTs) para desenvolver estudos e pesquisas para colaborar com as funcionalidades e tecnologias para testbeds de redes blockchain e facilitar o desenvolvimento de aplicações baseadas nessa tecnologia.

A iniciativa deverá conter a implantação de um testbed (ambiente de experimentação) blockchain multiplataforma para demonstração e validação de protocolos e aplicações, além da criação de um observatório voltado ao amadurecimento dos estudos sobre essa tecnologia. O projeto será executado pela RNP e CPqD e coordenado pela Softex, no âmbito dos Programas e Projetos Prioritários de Informática (PPI).